Situação em São João do Caru chega ainda a ser mais agravante após prévia do censo

 

O primeiro repasse de outubro de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) à prefeitura de São João do Caru foi 11% menor do que o recebido no mesmo período de 2022. Esse valor pode ser ainda superior considerado outros repasses constitucionais, esse é apenas o primeiro repasse do mês. Apenas neste, falando em FPM, a redução em reais a menos para São João do Caru foi de 167.787,00 reais, numero semelhante à redução de municípios maiores, como Bom Jardim, por exemplo.

A redução veio após a prévia do Censo apontar que São João do Caru “perdeu” 3.471 habitantes, 22% da população, segundo a prévia, são 12.297 habitantes, no último censo realizado, a população estimada em 2021 era de 15.768 habitantes.

O Censo Demográfico é realizado a cada dez anos pelo IBGE sendo considerado uma das principais fontes de informação sobre a população do país. O instituto entregou um resultado prévio, que ainda será atualizado com os demais dados coletados, ou seja, é um estudo incompleto e a administração do Prefeito Peteca contesta na justiça e também pede para a população ligue 137 para ser recenseado.

O FPM é composto pelo Imposto de Renda e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e repassado a cada dez dias, da Secretaria do Tesouro Nacional para as contas bancárias das prefeituras. Esse repasse é a principal fonte de renda do município de São João do Caru.

PROBLEMA NÃO É SÓ FPM: Vale ressaltar que a dificuldade de orçamento da prefeitura de São João do Caru não é só com os repasses do FPM. A redução de recursos de forma geral dificulta a manutenção e o pagamento das contas. Outro problema, é a inflação. Tudo aumentou de preço e, em vez de aumentar a arrecadação, o que houve foi o repasse de menos dinheiro. Com o FPM reduzido, impacta diretamente nos investimentos da Saúde, Educação, Infraestrutura, pagamento de funcionários, entre outros.

Além do impacto na receita, São João do Caru também verá o recurso para a Câmara Municipal e o número de vereadores diminuir, dos atuais 11, para 9.

Censo vai até janeiro, e quem ainda não foi recenseado na sua casa, basta ligar 137, e agendar uma visita até essa data.

www.obomja.com

Notícias compartilhadas

Saiba mais

Comentários