Frei Mario Guide, um franciscano italiano que dedicou sua vida à Igreja no Brasil, faleceu nesta sexta-feira, 13 de janeiro, aos 87 anos. Nascido em Carpineto Romano, Itália, em 14 de novembro de 1935, Frei Mario sonhou desde jovem em seguir os passos de São Francisco de Assis. Ele fez sua profissão temporária aos 18 anos e sua profissão solene aos 23.

Depois de estudar Filosofia e Teologia, Frei Mario foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1960. Ele começou sua carreira como vigário paroquial e confessor em presídios na periferia de Roma, mas logo foi chamado a servir como missionário no Brasil. Chegou ao Maranhão em 1971 e celebrou a Semana Santa em Bom Jardim. Em seguida, foi designado para a comunidade de Zé Doca, trabalhando com outros franciscanos.

Frei Mario passou a maioria de sua carreira no Maranhão, onde foi lembrado pelo povo com muito carinho por sua dedicação à missão. Ele também foi responsável pela casa de formação do Convento Menino Jesus de Praga, onde se dedicou a celebrar missas e ouvir confissões. Além disso, ele lecionou Latim e Patrística no CETEMA (Centro Teológico do Maranhão) e colaborou para a composição do livro “História da Custódia de São Boaventura do Brasil”.

Frei Mario foi um franciscano dedicado e respeitado, que deixa um legado de serviço à Igreja no Maranhão. Sua morte é uma perda significativa para a comunidade religiosa e para todos aqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo.

BOM JARDIM

Frei Mario Guide chegou a Bom Jardim, no Maranhão, em 1º de abril de 1971, nas vésperas da Semana Santa. Ele celebrou os dias sagrados da semana maior na cidade e logo foi designado para a comunidade de Zé Doca, onde trabalhou com outros franciscanos. Com o passar dos anos, ele foi transferido de volta para Bom Jardim, onde exerceu um longo pastoreio com o povo da região, sendo lembrado com muito carinho pelo povo de Deus por sua doação em tão vasto campo de missão, fazendo longas “desobrigas” ao lado de seu fiel escudeiro, o Frei Abdias Rodrigues. Durante sua passagem por Bom Jardim, Frei Mario dedicou-se a servir a comunidade religiosa e a ajudar a melhorar as condições de vida das pessoas da região, evangelizando muitos interiores de Bom Jardim.

Em vida sempre desejou que quando morresse fosse sepultado em Bom Jardim. Assim, o corpo dele chegará sábado às 17:00 onde será velado na Igreja Matriz, e no domingo, missa de corpo presente as 08:30, em seguida, um cortejo será feito para seu enterro na Igreja Nossa Senhora de Fátima, antiga Igreja Matriz.

www.obomja.com

 

Notícias compartilhadas

Saiba mais

Comentários