Marcelo Sousa caiu no golpe do falso intermerdiario e perdeu 55 mil reais, dinheiro que guardava após vender seu antigo carro

 

Crime consiste em enganar o interessado pelo veículo e também a pessoa que pretende vendê-lo

 

Marcelo Sousa, servidor público e morador de Bom Jardim, relatou à nossa reportagem ter caído no golpe do “falso intermediário” ao tentar comprar um carro pela internet.

O crime consiste em enganar o interessado pelo veículo e também a pessoa que pretende vendê-lo. O objetivo do golpe é garantir que o comprador e o vendedor do carro não conversem sobre meios de pagamento nem valores do negócio.

Além disso, o anúncio feito pelo verdadeiro dono do veículo é clonado por golpistas e divulgado em sites de vendas.
Após a decisão de comprar o automóvel, Marcelo, entrou em contato com os golpistas e deu início às negociações. Em meio às conversas entre vítima e criminosos, o real dono do veículo também estava sendo enganado, disse Marcelo.

“Os golpistas pegavam todas as informações com o dono do carro e repassavam para mim. Eles foram conversando, entraram em um acordo, e pedi para um amigo e ver o carro, o dono estava lá, era real e o carro também, decidi fechar o negócio”, continuou.

Para Marcelo, os criminosos afirmaram que o real dono do carro tinha uma dívida com eles e que o homem não deveria citar a pendência durante conversas com o dono do carro. Já para o verdadeiro anunciante, os golpistas contaram uma história diferente.

O verdadeiro dono do carro foi até o cartório transferir o carro para Marcelo, já Marcelo, transferiu o dinheiro, Marcelo viu que o nome da conta era diferente, chegou a desconfiar, porem acreditou na história que o golpista havia repassado a ele”Fui buscar o carro e o proprietário, que inclusive é capitão da polícia, disse estar esperando o dinheiro cair na conta, eu mostrei o comprovante da transferência e só aí nos demos conta que se tratava de um golpe”.

Do momento da transferência até Marcelo identificar que havia caido no golpe, foram cerca de 20 minutos, como a transferência foi feita por TED, ele procurou a agência para cancelar a transação, porem, sem sucesso, segundo os atendentes do banco, nada poderia ser feito naquele momento. A vitima então ligou para o Banco Central que pediu 15 dias para verificar a situação, além disso, ele registrou Boletim de ocorrência na polícia civil.
Até o fechamento da matéria, Marcelo ainda contínua no prejuízo.

Antigo carro da vítima, ele havia poupado o dinheiro para comprar um novo carro e construir um negócio

Como evitar cair no golpe do falso intermediário

O site OLX, uma das principais plataformas onde esse tipo de crime é cometido, divulgou algumas dicas para que novas vítimas não caiam no golpe. Dentre as explicações sobre como ocorre o crime, o site afirma que a artimanha está relacionada a dívidas de terceiros e o pedido de sigilo em relação a várias informações.

Prefira negociar com o próprio comprador/vendedor. Evite intermediários;
Desconfie de ofertas muito atrativas, se você for o comprador;
Vendedor colocou preço abaixo do mercado e o comprador negociou? Desconfie;
A transferência do veículo deve ser realizada em um cartório. Somente faça uma transferência do valor no momento da assinatura do documento (comprador). Somente faça a transferência do veículo com a confirmação do seu banco de que o dinheiro está na conta (vendedor);
Quando receber uma transferência bancária, sempre confirme com o seu banco se o dinheiro está em sua conta.

Notícias compartilhadas

Saiba mais

Comentários