Inicialmente serão vacinadas as crianças com comorbidades e/ou deficiência permanente e será necessária apresentação de prescrição médica

A Prefeitura de Bom Jardim inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação de crianças contra a Covid-19, começando com as de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades. Inicialmente, a vacinação para este público ocorrerá apenas no centro de saúde Raimundo Marçal.

Prioridades – Bom Jardim seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando, na segunda-feira (17), pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses. Em seguida serão vacinadas as crianças sem comorbidades, conforme orienta o MS, também começando pela faixa etária de 11 anos.

Documentação necessária – Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe.

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Características – A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente da aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. A tampa e a tarja na embalagem são de cor laranja, para diferir da outra, que é roxa.

www.obomja.com

Notícias compartilhadas

Saiba mais

Comentários