
Modalidades esportivas vêm crescendo em Bom Jardim e o ciclismo é uma das que mais se destaca neste cenário.
Nesse domingo (10), o município de Bom Jardim será palco de uma grande competição de Mountain Bike. A prova que será idealizada pelo grupo “PEDALA BOM JARDIM” vai reunir ciclistas de toda a região em sua segunda edição, a primeira foi um sucesso, elogiada por varios ciclistas do cenario maranhense. VEJA AQUI:

A competição será dividida em 6 categorias. Masculino Elite, Masculino Amador, Elite Feminino, Amador Feminino, Iniciante Masculino e Iniciante Feminino.
O percurso deste ano diferirá da primeira edição, o ponto de partida será na estrada vicinal que dá acesso ao povoado “Centro do Bastião”, próximo ao bairro Vila Nova Esperança, a primeira categoria terá sua largada às 7:00h da manhã.
Ao total são 56 KM que serão percorridos pela categoria Elite, saindo do porto de partida, passando pelos povoados “Centro do Bastião”, pedra de areia, Estrada do Rosário, volta, entra na Santa Luz e voltando ao ponto de partida.
Na categoria Amador serão 30 km, o percurso semelhante vai até a antiga ponte da Água Preta.
Já na categoria Iniciante o percurso vai até o povoado São Pedro e volta para o ponto de partida.
As peças de divulgação deste ano da competição teve homenagens ao jovem Gabriel, filho do ciclista Marcony Santos, ele ficou no pódio, em 5º lugar no Picos Pro Race, uma das competições mais importantes do cenário do cilicismo do Nordeste. Além disso, Gabriel venceu a categoria Kids do primeiro Bom Jardim XCM no ano passado. Falando em Marcony Santos, ele é o atual líder do campeonato maranhense de Mountain Bike após a primeira etapa ter sido realizada em Santa Inês, ano passado ele ficou em segundo lugar na primeira edição do Bom Jardim XCM, neste ano é o grande favorito para vencer a competição.
Realizada pela segundo ano, a competição tem total apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jardim e da gestora Cristiane Varão, que vê o apoio ao ciclismo uma forma de incentivar o jovem a ter uma vida mais saudável e longe das drogas, diversificando o apoio em modalidades esportivas diferentes. O apoio também é refletido em pinturas na Escola Municipal Ney Braga que homenageia o grupo “Pedala Bom Jardim” e o Jovem Gabriel. Além do poder publico, dezenas de comerciantes estão dando apoio ao evento.
O QUE É O XCM?
Essa categoria do mountain bike é caracterizada por ser uma maratona de longos percursos. Nela, os trechos são mais diversificados entre terra, trilhas e asfalto. Uma de suas características é que o ponto de chegada pode ser o mesmo ponto de início da prova, como é o caso da competição em Bom Jardim.
Nessa modalidade do esporte, os atletas precisam estar atentos a alguns cuidados, como ter boa resistência física. Além dela, é necessário um bom controle psicológico, visto que são muitos quilômetros de pedalada em ritmo forte.
A organização encara este desafio como o primeiro grande teste para se candidatar a sediar uma etapa do campeonato maranhense de ciclismo no ano que vem. Os mínimos detalhes estão sendo preparados e são dezenas de voluntários unidos para que a competição seja um sucesso.






