Os 100 dias da gestão “Peteca” em São João do Caru mostra organização para desenvolvimento e avanços.

 

Chega aos 100 dias a gestão do prefeito “Peteca” em São João do Caru e mesmo com um cenário difícil entre heranças de salários atrasados e dividas, além da própria pandemia, ficou claro que cuidar das pessoas foi prioridade da gestão. Vários avanços foram conquistados, abaixo, um resumo das principais ações divulgadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura de São João do Caru para a equipe do nosso portal.

“Sem desculpas e sem ficar preso ao passado, buscamos trabalhar, e já se pode mostrar o inicio de um novo governo por uma cidade melhor para todos” Disse o Prefeito “Peteca” em resposta à nossa reportagem.

Administração:

O pontapé inicial, o primeiro “gargalo”, segundo o prefeito e o secretário de administração e finanças Genilson Oliveira, foram dívidas que só com salários atrasados chegaram a cifras de R$ 500.000,00 (meio milhão de reais) referentes ao servidores efetivos da Educação e Saúde. Ainda segundo o gestor, tão logo foi possível se ter autorização para acesso ao financeiro a gestão quitou de imediato este débito que foi deixado de forma irresponsável pela equipe anterior.

“Hoje nossos servidores estão com seus salários em dias e 100% das dividas foram quitadas de forma efetiva, inclusive as consignações bancárias que nossos servidores tinham desconto em folha e a gestão anterior não repassava ao Banco Bradesco, quitamos tudo, e hoje nossos servidores tem acesso a uma carteira de crédito na ordem de R$ 6.000.000,00 ‘seis milhões” com taxa diferenciada no mercado” Explicou o Prefeito.

 

A organização faz toda a diferença em um planejamento, com a estruturação de todos os conselhos das secretarias, visando com isto a transparecia das ações junto ao povo e sendo ele participante ativo no processo de transformação da cidade. Ainda no tocante ao organização administrativa, a gestão conseguiu de forma inédita ne região, realizar a limpeza efetiva do CAUC nos 100 primeiros dias de gestão, conforme o prefeito, fruto de muita responsabilidade e empenho de toda sua equipe.

AÇÕES

Pagamento dos servidores municipais de 2020;

Liquidação de débitos junto aos Banco Bradesco e do Brasil;

Implantação do contracheque on-line;

Implantação da nota fiscal eletrônica;

Implantação do sistema municipal de tributos de forma legal;

Execução de auditorias;

Pactuação de novo convenio de consignação bancária com bradesco na ordem de 6 milhões de reais;

Limpeza do CAUC em tempo recorde;

Implantação de calendário de pagamento do funcionalismo público;

Ajuizamento de ações penais e criminais da antiga gestão.

 

SAUDE

“Cuidar da vida das pessoas, principalmente nesse período de pandemia foi sem duvidas a nossa maior prioridade nestes primeiros 100 dias” Disse o prefeito em contato:

Algumas ações merecem destaque nessa área, nos 100 primeiros dias.

– Abastecimento de Medicamentos para o Hospital e Farmácia Básica
– Funcionamento de Raio X
– Criação do programa de prótese dentaria
– Fortalecimento dos programas odontológicos, inclusive com a compra de insumos
– Mutirão do Glaucoma em parceria com o Gov. do Estado
– Reforço na equipe da unidade de Saúde do J Belem, que hoje contam com enfermeiros, educadores físicos, médicos, psicólogos, entre outros profissionais, que realizam diversas ações entre elas, públicos prioritários que são nossas gestantes e idosos.

COMBATE A COVID 19

O município de São João do Caru foi um dos primeiros municípios da região a criar o plano de vacinação, criou uma central de atendimento, recebeu as vacinas e iniciaram com urgência a vacinação nos grupos prioritários, por lá, já se vacinam os idosos de 65 anos, foi ativado também o centro de triagem na Vila Manoel Ramalho, além de decretos com medidas restritivas. São João do Caru é um dos municípios hoje com menor casos de ativos no Vale do Pindaré.

GABINETE:

Ninguém governa sozinho, aqui há de se destacar a busca do Prefeito e de sua equipe por recursos ao seu município, logo nos primeiros dias já buscou conquistou algumas, entre elas, o Senador Roberto Rocha, que encaminhou emendas importantes para o municipio, outra parceria que merece destaque é com o deputado Rafael Leitoa que esteve em São João do Caru conhecendo de perto a realidade da cidade, este prometeu ajudar em vários desafios da administração. O prefeito também conseguiu benefícios importantes com o Governo do Estado do Maranhão que já trazem e trarão diversos benefícios importantes para a população de São João do Caru, como regularização fundiária, PAA, apoio na agricultura, entre outros.

Agricultura:

Os agricultores de São João do Caru já recebem apoio técnico em sua produção, já tem acesso a serviços de melhoramento da terra, e parcerias com instituições bancarias e o governo do estado, foram distribuídas também, toneladas de sementes. A gestão trabalha também no planejamento do fortalecimento do PNAE que vai beneficiar varias famílias que irão fornecer a merenda escolar.

Infraestrutura

Segundo o secretário de Obras, Marquinhos, após encontrar uma cidade tomada por lixo, foi realizada uma força tarefa pelas ruas e avenidas, lá também a gestão adquiriu um caminhão especifico para a coleta.
Outro ponto que merece destaque, foram as manutenções em varias estradas vicinais do município, mesmo com o período chuvoso, pontes, como a do povoado Maguary, foram reconstruídas e hoje oferece mais segurança para a população daquela comunidade.

Educação

Segundo a secretária de Educação Jordana, todas as escolas do município estavam sem condições de receber os alunos, pensando nisso, a primeira coisa a se fazer foi dar inicio ao planejamento de reforma dos prédios, a expectativa com a força tarefa é reformar todas as escolas em até 6 meses para que quando for possível, possam receber os alunos com segurança.

Outro ponto de destaque, foi a parceria com a faculdade UNIBRAS, que irá oferecer aos alunos caruenses descontos de até 60% para quem quiser se formar em alguns cursos superiores da instituição, no futuro, estes alunos também terão transporte totalmente gratuito.

Cultura:

Segundo o Secretário Erinaldo, o desafio da cultura torna-se ainda maior com a pandemia, nisso, o setor buscou criar um cadastro cultural para beneficiar os produtores culturais, para que eles possam ser beneficiados com editais que possam trazer benefícios, foi realizado também a criação do conselho municipal que também vai ajudar a buscar mais recursos para a cultura.

Politicas Publicas para as mulheres

As mulheres tiveram voz e vez na gestão do Prefeito Peteca, parcerias já foram formadas com órgãos de segurança e com o governo do estado, o município deve receber diversas ações nos próximos meses direcionadas para elas.

Assistência Social

Aqui foi os 100 primeiros dias segundo a Secretária Regina foi de organização da estrutura e das politicas sociais, com treinamentos para os funcionários para um melhor atendimento da população.

Outra ação importante aconteceu na semana santa, centenas de cestas básicas foram distribuídas para famílias caruenses que realmente estavam precisando.

As diversas ações já realizadas, iniciam que muito mais há por vim no município, segundo o prefeito, é o começo de um trabalho serio feito para o povo “Há ainda muito que se fazer, mas este é apenas o começo de um trabalho serio feito para nosso povo” Finalizou o prefeito em entrevista.

www.obomja.com

Notícias compartilhadas

Saiba mais

Comentários