Bruno Cardoso ‘Peteca’ de São João do Caru e Cristiane Varão de Bom Jardim nos preparativos para eleição da FAMEM

Depois de alguns anos com eleições em consenso, nesta quinta-feira (14), os 217 prefeitos do Maranhão irão definir entre os prefeitos de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT) e Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), para comandar a Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) no biênio 2021/2022.

A prefeita de Bom Jardim, Cristiane Varão e o prefeito de São João do Caru, Bruno Cardoso “Peteca”, apoiam a chapa 2, encabeçado pelo prefeito de Caxias Fabio Gentil para presidente, eles inclusive conversaram em um jantar promovida em imagem divulgada no Instagram da prefeita de Bom Jardim.

Cristiane é prefeita do PL, e já faz alguns dias que está junto do movimento encabeçado pelo deputado Josimar Maranhãozinho, já o prefeito caruense é do Republicanos, que tem como presidente o Vice Governador Carlos Brandão, ao qual esteve reunido na ultima terça-feira (10) em busca de parcerias e beneficios para a população do seu municipio.

 

ENTENDA A ELEIÇÃO

Fabio gentil, de Caxias, Cristiane Varão de Bom Jardim e “Fufuca” de Alto Alegre do Pindaré

O atual presidente da Famem, Erlânio Xavier disputa a reeleição encabeçando a chapa “Sálvio Dino – Municipalismo na Prática”, enquanto que Fábio Gentil encabeça a chapa “Zé Gentil: Municipalização Para Todos”.

A disputa, para muitos analistas políticos, ultrapassa a esfera do comando da Famem, uma vez que está encarado como um segundo round entre o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e o senador Weverton Rocha (PDT).

Tanto Brandão quanto Weverton, que estão envolvidos na disputa, devem se enfrentar nas urnas em 2022, uma vez que ambos querem substituir o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), no comando do Palácio dos Leões.

Weverton apoia a reeleição de Erlânio, já Brandão apoia a candidatura de Gentil e o aumento do racha entre os dois lados, ambos dentro do grupo de Flávio Dino, é inevitável. O racha foi iniciado no 2º Turno da disputa em São Luís, quando Brandão apoiou Duarte Júnior (Republicanos) e Weverton liberou o PDT, que, quase na totalidade, apoiou a candidatura vitoriosa de Eduardo Braide (Podemos).

A eleição será realizada das 8h às 18h na sede da Famem situada na Avenida dos Holandeses por votação direta e secreta em cédula única. A apuração deve começar logo em seguida e será fiscalizada por membros das duas chapas.

É aguardar e confrir, mas a tendência é uma disputa acirrada e a diferença não deve superar a casa de 20 votos.

Notícias compartilhadas

Saiba mais

Comentários