Câmara de Bom Jardim é 60% renovada. Conheça:

Câmara de Bom Jardim é 60% renovada.

 

A composição da Câmara Municipal foi renovada em 60% nas eleições deste domingo (15). Somente cinco dos atuais treze vereadores foram reconduzidos a mais um mandato. Da legislatura em curso, apenas Vania Alcântara, Antônio do Ces

arino, Duvan Boiadeiro, Manin e Dandor conseguiram a reeleição.

Os novatos são Marcos Caldeiras, Marlley Sampaio, Fred Abdon, Rubens Silva, Raindon, Eliesnelson do Novo Caru, Lindomar Pescador e Rhony do Igarapé dos Índios.

Nas eleições deste ano, houve mudanças no sistema de candidaturas para vereadores, ou seja, foi considerada a soma de votos obtidos por todos os candidatos a vereadores de um partido mais os votos obtidos pela legenda (o eleitor pode dar seu voto a um partido, sem escolher um nome específico lançado por ele).

Conheça um pouco, em resumo, o perfil dos candidatos novatos eleitos:

Marcos Caldeiras: É cientista agrário formado pelo Instituto Federal do Maranhão, eleito no PSC, Marcos trabalhou na Sec. de Agricultura e fazia parte da equipe que trouxe desenvolvimento na Agricultura de Bom Jardim, seu pai, “Caldeiras” é um dos lideres comunitários do povoado São João do Turi, contava também com forte apoio dos jovens da Igreja Católica.

Marlley Sampaio: Engenheiro Civil formado pelo CEUMA, Marlley é sobrinho do vereador Markony Mendes e irmão do Dr. Mirlley Sampaio, medico bonjardinense com atuação forte no município, Myrlley também é proprietário de empresas do ramo de Saúde de Bom Jardim. Jovem, vai para o primeiro mandato, mantendo a tradição da família Itamaraty na Camara.

Fred Abdon: É filho do ex-vice prefeito e ex vereador Chiquinho do Abdon, além de ser primo do ex-vereador Poré e Demetrio, após a frustação em 2016, a família Abdon volta a ter uma cadeira na Camara Municipal. O vereador também teve votos importantes na Igreja Assembleia de Deus.

Rubens Silva: Conhecido como “O Construtor”, Rubens Silva trabalha na construção de casas em parceria com a Caixa Econômica Federal, teve votação expressiva onde realizou estes projetos, como no povoado Tirirical, Santa Luz e Boeiro.

Raindon Braz: É filho do ex-vereador Chico do Braz, Raidon tambem já foi Secretario de Obras, na gestão da prefeitura Malrinete Gralhada, com seu êxito, a família Braz retoma uma cadeira na Camara após o revés em 2016, quando Chico do Braz concorreu sob judice e teve os votos anulados, Raindon também teve apoio importante do ex-vereador Arão Silva que é seu genro.

Elisnelson do Novo Caru: Foi candidato pela primeira vez,  jovem morador do Novo Caru obteve uma votação histórica na comunidade, foi um dos candidatos eleitos na chapa de Cristiane Varão, vale ressaltar que a comunidade de Novo Caru foi a responsável pela vitória de Cristiane.

Rhoni do Igarapé dos Índios: Tambem candidato pela primeira vez, Rhony é um jovem, morador do povoado Igarapé dos Indios, obteve votação expressiva na comunidade, sua trajetória tem como foco o assistencialismo. Ele é um dos eleitos na chapa de Cristiane Varão.

Lindomar Pescador: Presidente de um dos Sindicatos dos Pescadores de Bom Jardim, Lindomar é eleito pela primeira vez, foi candidato a prefeito em 2016, Lindomar já havia lançado candidato em outras vezes, além de apoiar deputados em Bom Jardim em outras eleições.

 

www.obomja.com – Rafael Gonçalves, Jornalista.

Deixe uma resposta

Fechar Menu