O Projeto Escola Legal, promovido pelo Juiz Dr. Bruno Barbosa titular da comarca de Bom Jardim e de sua equipe de servidores encerrou seu primeiro ciclo com solenidade marcada pelo reconhecimento e entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Redação. A cerimônia aconteceu na ultima Segunda-feira (11) no Fórum de Justiça em Bom Jardim. O projeto envolveu toda a comunidade com a arrecadação de 382, mobilizando três escolas de ensino fundamental (Dinare Feitosa, Ney Braga e Adroaldo Alves Matos) e duas escolas de nível médio (Newton Serra e Maria Luiz) em três meses de projeto em Bom Jardim.

Aluna Kaline Loterio da Escola Maria Luiza (Bandeirantes) venceu concurso de redação voltado para alunos do Ensino Médio.

Estiveram participando da culminância o Juiz Dr, Bruno Barbosa, o Prefeito Municipal Dr. Francisco Araujo, o Sec. de Educação Janilson Marques, o Promotor Dr. Fabio Santos Oliveira, o advogado Kaio Lopes representando a OAB, a professora Sidineia Lima, a supervisora Rizete de Jesus e a representante do Sindicato dos Professores Ângela.

Os 382 livros arrecadados no projeto foram doados para bibliotecas da Prefeitura, através de um termo de doação, este material ficará disponível na Biblioteca Municipal e em escolas que tem acervo bibliotecário.

Após termo de assinatura, livros foram doados para bibliotecas de Bom Jardim

Todos os textos foram analisados pela equipe e pelo próprio Juiz de Bom Jardim Dr. Bruno Barbosa, segundo ele, o critério para escolher as vencedoras foram as que mais obedeceram à norma culta da língua portuguesa e ao regramento do texto dissertativo. A proposta de conteúdo exigiu originalidade, pertinência a temática e clareza no desenvolvimento das ideias e correção gramatical do texto.

Foram escolhidas 5 redações finalistas, destas uma foi escolhida vencedora, todos os alunos finalistas tiveram o reconhecimento com certificado e medalhas, e os campeões além do reconhecimento ganharam um tablete.

A aluna campeã do Ensino Fundamental foi a jovem Kamily Rodrigues, do 9º ano da Escola Dinare Feitosa , com uma redação  redigida sobre o livro Dom Quixote, a jovem conseguiu destaque e chamou a atenção dos avaliadores do concurso “Orgulhar os meus Pais e os professores foi o que me deixou mais feliz, procurei demonstrar um pouco o que aprendi sobre o livro e o senso critico da obra” Disse a campeã.

A aluna do ensino médio foi a jovem Kaline Loterio da escola Maria Luiz (Bandeirantes).

Aceitação do projeto lotou dependências do forum

 

Segundo o Juiz Dr. Bruno Barbosa o objetivo do projeto foi alcançado, que era de estimular os alunos à leitura e a escrita, ainda segundo ele, o Judiciário local continua recebendo doações, e mais projetos como este podem ser pensados “Desde o ato de cerimonia de lançamento percebemos que a população iria se engajar, tivemos uma doação considerável de livros, conseguimos quase 400 livros, as qualidades das redações foram muitos boas, foi difícil escolher uma, e isso nos deixa feliz, agora vamos observar que no futuro o gosto e o habito da leitura continue, ver as pessoas perguntando se o projeto ainda vai continuar nos deixa ainda mais satisfeitos e iremos pensar em próximas edições no próximo ano, agradecendo também aos servidores da comarca que se empenharam ao máximo neste projeto”. Agradeceu o Juiz.

Professores também receberam homenagens na cerimonia

Já o prefeito Dr. Francisco Araujo parabenizou o Juiz local pela iniciativa e afirmou que medidas como estas, melhoram a vida da população, estimulando o desenvolvimento e a cultura “É assim que se transforma as pessoas, não existe alternativa a única saída é a educação, a leitura e o ensino, então por isso apoiamos este projeto” Disse o Prefeito.

VEJA GALERIA DE FOTOS:

Notícias compartilhadas

Saiba mais

Comentários